Agende seu atendimento

Como a dona de casa se aposenta?

Como a dona de casa se aposenta? – Por Parish & Zenandro Advogados – www.pz.adv.br

Você conhece alguém que não têm renda própria, mas paga INSS apenas para que possa usufruir dos seus benefícios, a exemplo de aposentadoria ou auxílio por incapacidade temporária?

Este é o caso dos donos e donas de casa. A categoria está incluída no rol dos segurados facultativos do INSS,  formado por aqueles que não exercem atividade remunerada que os enquadre na classe dos segurados obrigatórios, portanto, não são obrigados a recolher à previdência.

Exemplos de segurados facultativos

A legislação previdenciária permite que o segurado facultativo comece a fazer seus recolhimentos a partir dos 16 anos. É uma maneira de incentivar o ingresso no sistema por estudantes, bolsistas, estagiários, donos de casa, síndicos (quando não remunerados), apenas para listar alguns exemplos.

Nesse sentido, os donos e donas de casa formam uma das categorias mais comuns, e que permanecem por mais tempo na qualidade de segurados facultativos.

dona de casa

Como é feito o recolhimento da contribuição previdenciária da dona de casa? 

Primeiramente, vale lembrar que para ser segurado facultativo os donos e donas de casa devem se dedicar ao trabalho feito, exclusivamente, no âmbito do seu próprio lar, cuidando especificamente das atividades domésticas.

Dessa forma, o recolhimento, sempre até o dia 15 do mês seguinte, pode ser feito nas alíquotas de:

  • 5% (baixa renda)- o valor deve ser calculado sobre o salário mínimo, e deve ser comprovada a baixa renda. É bom lembrar que o grupo familiar da(o) dona(o) de casa deve comprovar a baixa renda através da inscrição regular no CadÚnico, caso contrário os recolhimentos não serão validados pelo INSS.
  • 11%– também calculado sobre o salário mínimo, serve para os casos em que o (a) contribuinte não se enquadra na baixa renda. Neste caso, terá direito a todos os benefícios do INSS, exceto a Aposentadoria por Tempo de Contribuição.
  • 20% – aqui, o dono ou dona de casa ganha o direito a todos os benefícios, sem exceção. Além disso, poderá se aposentar com um valor superior ao salário mínimo. No caso da alíquota de 20%, deverá declarar uma renda que poderá estar entre o salário mínimo e o teto do INSS.

Então, para saber os códigos dos recolhimentos e preencher direitinho as guias da previdência social, clica aqui!

LOAS é aposentadoria? 

Por fim, vale ressaltar que a dona de casa que nunca contribuiu com o INSS não terá direito a aposentadoria, mas poderá ter direito ao benefício de prestação continuada, o BPC/LOAS, que tem caráter assistencial e NÃO É APOSENTADORIA.

Esse benefício é pago pelo governo federal à pessoa idosa acima de 65 anos, ou à pessoa com deficiência. Porém, nos dois casos, há que se comprovar a baixa renda. Além disso, para ter direito ao BPC/LOAS, a dona de casa precisa ter o CadÚnico atualizado.

Ficou com alguma dúvida? Procure um advogado se sua confiança para fornecer a solução mais adequada para resolver a sua aposentadoria. Siga o PZ nas redes sociais! Clique aqui!

Você também pode gostar de ler: “Tudo o que você precisa saber sobre o novo BPC/LOAS

NOSSOS ESCRITÓRIOS

  • Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Empresarial Orlando Gomes, 13º andar Caminho das Árvores | Salvador/BA • CEP 41820 774
  • Rua Barão do Rio Branco, n 882, Centro Médico Augusto Freitas, sala 601 – 6º andar. Centro, Feira de Santana CEP 44001-535
  • Rua Santa Bernadete, n 18, Ed. Empresarial Empório, sala 16. Centro (ao lado do Colégio Polivalente), Camaçari CEP 42800-035
  • Avenida Nilton Oliveira Santos, n 122, 1º andar – Centro (em cima da Caixa Econômica e em frente ao INSS), Santaluz CEP: 48.880-000
  • Av. Dr. Nelson Leal, n 170, 1ª andar. Centro (em frente ao INSS), Livramento de Nossa Senhora – CEP 46140-000
  • Prefeitura Avançada da Orla, Box 08, Estrado do Coco, Abrantes, Camaçari/BA
  • Rua Dr. Alfredo, n 88, Centro, Conceição da Feira. (Ao lado dos Correios e da loja de Nil Bazar). CEP: 44320-000.
  • Praça Barão do Rio Branco, n 67, Loja 5. (na Galeria da Caixa Econômica Federal), Queimadas CEP: 48.860-000
  • Praça JJ Seabra, n 11, 1º andar, Sala 03, Centro, (Em cima da Distak Móveis e em frente ao mercado Lider), São Gonçalo CEP 44330-000.
  • Rua Mané Garrincha, s/n, Centro. Referência: Próximo a Igreja Católica e ao lado do Cartório de Registro Civis. CEP:48750-000.