Agende seu atendimento
pensões por morte

Quem pode receber 6 pensões ao mesmo tempo?

Quem pode receber 6 pensões ao mesmo tempo? – Parish & Zenandro Advogados- www.pz.adv.br

Pouca gente sabe, mas o dependente com deficiência tem possibilidade de acumulação de até 6 pensões por morte, sem qualquer redução em alguma delas, aliada, ainda, ao exercício de atividade remunerada e futura aposentadoria!!

A possibilidade da acumulação de até 6 pensões por morte se dá, se a pessoa com deficiência for dependente de duas pessoas, e  cada uma delas apresente o direito a 3 aposentadorias,  desde que sejam 2 pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e 1 através do Regime Geral de Previdência Social (RGPS, ou INSS, como é conhecido o regime).

Para deixar mais claro, vamos listar as possibilidades de cumulação de pensão por morte:

 

  • 1ª cumulação permitida: o falecido era segurado obrigatório no RGPS (INSS), mas também em algum RPPS (serviço público)

A primeira situação de cumulação de pensões por morte ocorre quando a pessoa falecida era segurada obrigatória no RGPS ao mesmo tempo em que também era segurada em um dos RPPS. Assim, o dependente terá direito a duas pensões por de regimes diferentes.

 

  • 2ª cumulação permitida: o falecido trabalhava em dois cargos públicos acumuláveis em RPPS (serviço público)

Nesta hipótese, é preciso ter em mente que cargos acumuláveis resultam em pensões acumuláveis. Apesar da regra no serviço público ser a de não acumulação de cargos públicos, existem exceções. Alguns cargos, empregos e funções públicos podem ser acumulados pelo mesmo servidor. Assim, a mesma pessoa pode ter vínculos em regimes próprios RPPS diferentes, o que gerará ao seu dependente o direito de receber duas pensões por morte.

 

  • 3ª cumulação permitida: pensões deixadas por pessoas diferentes

Diferente das hipóteses anteriores, em que só uma pessoa falecia e deixava duas pensões, nesta situação duas pessoas falecem e cada uma deixa uma pensão por morte para o mesmo dependente. Aqui, o importante não é o regime em que o falecido estava filiado, mas se o dependente possuía vínculo familiar com os dois falecidos.

 

  • O que mudou com a Reforma da Previdência?

Surpreendentemente, a Reforma da Previdência garantiu exclusivamente para as pessoas com deficiência a destinação de 100% dos valores dos benefícios, sem qualquer redução em algumas delas, bem como a vitalicidade.

Diferentemente do que acontece com a acumulação de benefício para os demais dependentes, que sofrem redução de um dos benefícios, nos termos da legislação pós 13/11/2019.

Por fim, vale lembrar que a deficiência deve ser devidamente comprovada, além disso, o dependente com deficiência, mesmo acumulando até 6 pensões por morte, ainda pode exercer atividade remunerada, direito assegurado na própria Lei da Previdência Social.

Gostou desta dica? Siga o PZ nas redes sociais e fique por dentro das novidades! @pzadv

NOSSOS ESCRITÓRIOS

  • Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Empresarial Orlando Gomes, 13º andar Caminho das Árvores | Salvador/BA • CEP 41820 774
  • Rua Barão do Rio Branco, n 882, Centro Médico Augusto Freitas, sala 601 – 6º andar. Centro, Feira de Santana CEP 44001-535
  • Rua Santa Bernadete, n 18, Ed. Empresarial Empório, sala 16. Centro (ao lado do Colégio Polivalente), Camaçari CEP 42800-035
  • Avenida Nilton Oliveira Santos, n 122, 1º andar – Centro (em cima da Caixa Econômica e em frente ao INSS), Santaluz CEP: 48.880-000
  • Av. Dr. Nelson Leal, n 170, 1ª andar. Centro (em frente ao INSS), Livramento de Nossa Senhora – CEP 46140-000
  • Prefeitura Avançada da Orla, Box 08, Estrada do Coco, Abrantes, Camaçari/BA
  • Rua Dr. Alfredo, n 88, Centro, Conceição da Feira. (Ao lado dos Correios e da loja de Nil Bazar). CEP: 44320-000.
  • Praça Barão do Rio Branco, n 67, Loja 5. (na Galeria da Caixa Econômica Federal), Queimadas CEP: 48.860-000
  • Praça JJ Seabra, n 11, 1º andar, Sala 03, Centro, (Em cima da Distak Móveis e em frente ao mercado Lider), São Gonçalo CEP 44330-000.
  • Rua Mané Garrincha, s/n, Centro. Referência: Próximo a Igreja Católica e ao lado do Cartório de Registro Civis. CEP:48750-000.