10 de Março – Dia da Advocacia Previdenciária – *Por Larissa Trindade
O exercício da Advocacia Previdenciária nos permite sentir diariamente a função social que desempenhamos, é através do nosso trabalho que direitos inerentes à dignidade humana e amplamente salvaguardados pela Constituição Federal são garantidos. Comemorar o Dia da Advocacia Previdenciária é ressaltar a importância dessa profissão para a sociedade.
O Direito Previdenciário, objeto da nossa advocacia, em um conceito mais amplo dentro da seguridade social, tem como objetivo atender as necessidades básicas do cidadão e de sua família quando estes estiverem diante de um risco social, como ocorre, por exemplo, no momento da prisão, da maternidade, na ocorrência de um acidente, no caso do idoso que não tem possibilidade de prover à própria manutenção ou na aposentadoria programada.
Nossa atividade no dia a dia, obviamente, engloba o requerimento de benefícios, a defesa de direitos no âmbito judicial, mas também compreende o compromisso com a orientação jurídica, a realização de planejamento visando não apenas resultados imediatos, e sim, metas e planos para o futuro.
No Parish e Zenandro Advogados, exercendo a atividade de Consultoria e Planejamento, atendendo clientes de diferentes classes sociais, com diferentes objetivos, queixas, dores e dúvidas, consigo perceber a importância prática da advocacia previdenciária na vida de cada cidadão. São médicos, donas de casa, professores, engenheiros, diaristas, trabalhadores rurais, porteiros, pessoas que contribuem ou desejam contribuir para a Previdência, ou até mesmo aqueles que não realizaram contribuições, mas que hoje, sem possibilidade de promover o próprio sustento, necessitam do amparo social no benefício de prestação continuada (BPC).
Independentemente da situação, o cliente previdenciário almeja clareza e orientação para que seus direitos sejam garantidos da melhor forma possível, hoje ou no futuro, na concessão ou revisão imediata ou na segurança de saber suas possibilidades e como alcançá-las.
Nosso compromisso é perceber os anseios, acolher a dor e as preocupações, entender que cada pessoa que precisa de ajuda para conseguir um benefício do INSS é única. Ser uma advogada previdenciarista é fazer a diferença na vida de cada cliente, é trazer segurança e orientação do primeiro atendimento até a concessão.
*Larissa Trindade é advogada e sócia do Parish & Zenandro Advogados. Especialista em Direito Previdenciário, com atuação na área de Consultoria e Planejamento Previdenciário. Graduada em Direito, pela Universidade Católica do Salvador; Pós-Graduada em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário, pela Faculdade Damásio (2018), e em Direito do Estado, pela Juspodivm.
Acesse https://pz.adv.br .
Confira nossas redes sociais @pzadv