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Sofri golpe do PIX. E agora?

Por Parish & Zenandro Advogados – www.pz.adv.br

O PIX é uma ferramenta de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, que funciona de forma similar ao DOC e o TED, contudo, menos burocrático e muito mais rápido.

O PIX se torna ainda mais prático por não ser necessário informar todos os dados do beneficiário, isso porque é possível cadastrar até cinco chaves associadas a uma conta bancária, que permite a localização do destinatário do dinheiro.

As chaves associadas podem ser cadastradas com o uso do CPF, CNPJ, número de celular, endereço de e-mail ou mesmo o aplicativo do banco gera uma chave aleatória ou QRCode.

Mais fácil e mais frágil

Diante de toda facilidade e praticidade decorrente do PIX foram relatados diversos casos de golpes, fraudes e falhas na segurança envolvendo a ferramenta. Quando se trata das fraudes envolvendo o PIX, os criminosos possuem uma variedade de táticas, as mais comuns são:

  • roubo de dados por mensagem
  • falsa central de atendimento
  • perfil falso do Whatsapp
  • promoção falsa
  • criação de sites muito similares aos oficiais

O que fazer após cair no golpe?

No final de 2021, em razão do aumento das tentativas de golpes e fraudes por PIX, o Banco Central lançou dois mecanismos que podem ajudar a vítima a conseguir o ressarcimento do dinheiro perdido.

Veja abaixo:

 

Vale ressaltar que a vítima do golpe do PIX tem 80 dias, a partir da data da transação, para informar sua instituição financeira sobre o ocorrido. Contudo, a orientação é que o contato seja feito o mais breve possível com banco ou instituição financeira responsável pela conta.

Sofreu o golpe do PIX? Busque apoio jurídico para mais esclarecimentos.

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