Agende seu atendimento

Você foi um dos prejudicados pela 123 Milhas?

Por Parish & Zenandro Advogados – www.pz.adv.br

Na última semana, a agência de viagens 123 Milhas suspendeu as emissões de passagens e pacotes da linha promocional. As viagens canceladas foram aquelas contratadas na linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro deste ano (2023).

A 123 Milhas informou que os clientes serão ressarcidos pelas compras dos produtos cancelados. Segundo a agência, os valores serão integralmente devolvidos em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes.

Contudo, o Código do Consumidor garante que cabe ao consumidor decidir como quer ser ressarcido. O art. 35 do CDC protege o consumidor, determinando que, neste caso,  é seu direito exigir a realização da viagem, cancelar a compra e ser reembolsado integralmente com correção monetária e perdas e danos, ou mesmo, aceita o voucher oferecido pela empresa ou outro serviço equivalente.

Portanto, é evidente que estamos diante de um caso de vício de serviço, com descumprimento de oferta, cancelamento unilateral, arbitrário e abusivo, imposição de devolução em voucher. Nessas situações, o Código do Consumidor em seu art. 51, incisos I, II, IV, IX, XIII e XV, protege o consumidor considerando o contrato nulo de pleno direito.

Você foi um dos prejudicados pela 123 Milhas com o cancelamento das viagens?  Veja o que fazer.

Primeiramente, se faz necessário que consumidor formalize uma reclamação administrativa em busca de solução extrajudicial com base na conciliação.

Essa formalização pode ser realizada através do:

– Consumidor.gov.br – site que comporta a plataforma do Procon em escala nacional somente contra empresas participantes (a 123 Milhas é participante);

– Reclame Aqui – site privado que comporta reclamações públicas contra qualquer empresa;

– E-mail da 123 Milhas;

– Ligação para a 123 Milhas – nesse caso, deve ser anotado protocolo, nome de atendente, data e horário da ligação.

Não obtendo êxito na solução amigável, é recomendado que o consumidor procure um advogado imediatamente para que seus direitos sejam garantidos por meio de processo judicial, inclusive em busca de indenização por danos morais e materiais.

Clique aqui e fique por dentro das novidades do mundo previdenciário!

NOSSOS ESCRITÓRIOS

  • Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Empresarial Orlando Gomes, 13º andar Caminho das Árvores | Salvador/BA • CEP 41820 774
  • Rua Barão do Rio Branco, n 882, Centro Médico Augusto Freitas, sala 601 – 6º andar. Centro, Feira de Santana CEP 44001-535
  • Rua Santa Bernadete, n 18, Ed. Empresarial Empório, sala 16. Centro (ao lado do Colégio Polivalente), Camaçari CEP 42800-035
  • Avenida Nilton Oliveira Santos, n 122, 1º andar – Centro (em cima da Caixa Econômica e em frente ao INSS), Santaluz CEP: 48.880-000
  • Av. Dr. Nelson Leal, n 170, 1ª andar. Centro (em frente ao INSS), Livramento de Nossa Senhora – CEP 46140-000
  • Prefeitura Avançada da Orla, Box 08, Estrada do Coco, Abrantes, Camaçari/BA
  • Rua Dr. Alfredo, n 88, Centro, Conceição da Feira. (Ao lado dos Correios e da loja de Nil Bazar). CEP: 44320-000.
  • Praça Barão do Rio Branco, n 67, Loja 5. (na Galeria da Caixa Econômica Federal), Queimadas CEP: 48.860-000
  • Praça JJ Seabra, n 11, 1º andar, Sala 03, Centro, (Em cima da Distak Móveis e em frente ao mercado Lider), São Gonçalo CEP 44330-000.
  • Rua Mané Garrincha, s/n, Centro. Referência: Próximo a Igreja Católica e ao lado do Cartório de Registro Civis. CEP:48750-000.