O que faço para aumentar minha aposentadoria? – Parish & Zenandro Advogados – www.pz.adv.br
A princípio, o aumento no valor da aposentadoria pode ser realizado tanto na aposentadoria que ainda não foi concedida, quanto naquela já concedida.
Nesse sentindo, a dica mais valiosa que podemos oferecer é que você procure um advogado especialista em Direito Previdenciário para realizar o planejamento previdenciário, que nada mais é do que uma assessoria especializada para planejar e otimizar as contribuições, garantindo a melhor condição de aposentadoria para o segurado.
Além disso, existem outras 5 (cinco) dicas essenciais que podem garantir o aumento de sua aposentadoria, podemos citar:
Dica 1
1) Identificar todos os tipos de trabalho feitos na vida: pode ser que nem todo trabalho realizado durante a vida tenha sido registrado no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e isso necessariamente não significa que esses períodos não possam ser considerados para aumentar o seu tempo de contribuição. Ou seja, são alguns exemplos:
- Trabalho rural (inclusive na condição de segurado especial);
- Serviço Militar;
- Trabalho na condição de menor aprendiz;
- Segurado Facultativo/Contribuinte Individual/MEI;
- Serviço Público;
- Entre outros.
Dica 2
2) Reconhecer vínculos de trabalho informal: pode ser realizado diretamente no INSS ou pedir o reconhecimento do vínculo de trabalho na Justiça do Trabalho e, após, registrar no INSS.
Assim, o trabalho informal pode ser comprovado através de:
- Comprovantes de recebimento de valores do seu empregador;
- Registros de pontos eventualmente feitos no local de trabalho;
- Imagens que evidenciem a execução do trabalho;
- Conversas em redes sociais relacionadas ao trabalho realizado;
- Qualquer documentação adicional que revele o vínculo de trabalho.
Dica 3
3) Trabalho concomitante: acontece quando você trabalha em dois ou mais lugares. Conforme a Lei 13.486/2019, ficou estabelecido que o salário de benefício do segurado que contribuir, devido a atividades concomitantes, será calculado com base na soma dos salários de contribuição das atividades exercidas na data do requerimento.
Dica 4
4) Converter períodos de atividade insalubre ou perigosa: o tempo trabalhado em atividade especial (ruído, calor, vírus, bactéria, enfim) pode aumentar o valor da sua aposentadoria.
Portanto, se você trabalhou em atividade especial, vamos deixar duas dicas muito importantes:
- Primeiramente, observe se o INSS computou a atividade especial que está em sua carteira de trabalho anterior ao ano de 1995, pois o enquadramento se dava por categoria profissional (automaticamente).
- Bem como, observe, se apresentou todos os PPP (perfil profissiográfico previdenciário) e se o INSS lhe garantiu o direito de ganhar mais tempo de serviço.
Dica 5
5) Êxito em processo trabalhista: ao ganhar um processo trabalhista, faz com que tempo de contribuição aumente, além do reconhecimento de insalubridade, adicionais noturnos, horas extras, dentre outros.
Logo, tudo isso pode aumentar o valor da aposentadoria, no entanto, é necessário levar ao conhecimento do INSS para averbar as alterações no CNIS.
Em síntese, essas foram apenas algumas das principais dicas para o aumento de sua aposentadoria, para mais esclarecimentos não deixe de procurar um advogado especialista em Direito Previdenciário.
Gostou desta dica? Siga o PZ nas redes sociais e fique por dentro das novidades! @pzadv – https://www.instagram.com/pzadv/