Agende seu atendimento

Governo alerta para fraudes na negociação do Desenrola Brasil

Por Parish & Zenandro Advogados – www.pz.adv.br

O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que visa ajudar a renegociação de dívidas da população podendo auxiliar na redução do endividamento do país. Este programa é voltado para as pessoas com CPF negativado, ou seja, que têm dívida inscrita nos bancos de dados de empresas de cadastros de crédito do país, como a Serasa e SPC Brasil, no período estabelecido.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Fazenda, está alertando cidadãos para que não caiam em golpes quando forem renegociar dívidas com os bancos com os benefícios garantidos pelo programa Desenrola Brasil. A orientação oficial é entrar em contato diretamente com o banco onde está a dívida — e apenas com esse banco, nunca com terceiros —, utilizando exclusivamente os canais oficiais das instituições financeiras ou buscando atendimento diretamente nas agências.

Como os golpes têm sido feitos?

Criminosos estão utilizando o nome do Desenrola Brasil, na tentativa de aplicar golpes nas pessoas que buscam renegociar débitos. As estratégias dos bandidos envolvem e-mails, mensagens, envio de links para páginas supostamente falsas, e até mesmo a criação desses sites com o nome do “Desenrola”, com técnicas para enganar o usuário, para fornecer os dados por meio de mensagens ou ligações telefônicas.

Tudo isso é falso. Na atual fase do programa, o único canal é falar diretamente com o banco. São eles, os bancos e demais credores, quem podem oferecer melhores condições para a quitação das dívidas, como por exemplo, juros mais baixos e parcelamento da dívida.

Que fazer para não cair em golpes?

Ao se deparar com tentativa de fraude, o cidadão deve comunicar a ocorrência com o registro de ocorrências policiais, contato com os Procons, Banco Central e central telefônica do banco com o qual o devedor tem a dívida.

Fique atento! Se receber alguma mensagem suspeita ou de terceiros propondo a renegociação pelo Desenrola, procure sempre o seu banco antes de tomar qualquer atitude. Não acesse links suspeitos e nunca forneça dados pessoais a desconhecidos.

2ª Etapa do Desenrola pelo Portal Gov.br

Vale destacar que a segunda etapa do programa, que terá início em setembro de 2023, promoverá ainda mais segurança para os cidadãos. Isso porque, a negociação será realizada pelo site GOV.BR, sem nenhum outro intermediário, exigindo acesso ao site com níveis de contas prata e ouro. Por isso, é importante que os cidadãos realizem seu cadastro no GOV.BR!

Siga o PZ nas redes sociais! @pzadv

 

 

 

 

 

NOSSOS ESCRITÓRIOS

  • Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Empresarial Orlando Gomes, 13º andar Caminho das Árvores | Salvador/BA • CEP 41820 774
  • Rua Barão do Rio Branco, n 882, Centro Médico Augusto Freitas, sala 601 – 6º andar. Centro, Feira de Santana CEP 44001-535
  • Rua Santa Bernadete, n 18, Ed. Empresarial Empório, sala 16. Centro (ao lado do Colégio Polivalente), Camaçari CEP 42800-035
  • Avenida Nilton Oliveira Santos, n 122, 1º andar – Centro (em cima da Caixa Econômica e em frente ao INSS), Santaluz CEP: 48.880-000
  • Av. Dr. Nelson Leal, n 170, 1ª andar. Centro (em frente ao INSS), Livramento de Nossa Senhora – CEP 46140-000
  • Prefeitura Avançada da Orla, Box 08, Estrado do Coco, Abrantes, Camaçari/BA
  • Rua Dr. Alfredo, n 88, Centro, Conceição da Feira. (Ao lado dos Correios e da loja de Nil Bazar). CEP: 44320-000.
  • Praça Barão do Rio Branco, n 67, Loja 5. (na Galeria da Caixa Econômica Federal), Queimadas CEP: 48.860-000
  • Praça JJ Seabra, n 11, 1º andar, Sala 03, Centro, (Em cima da Distak Móveis e em frente ao mercado Lider), São Gonçalo CEP 44330-000.
  • Rua Mané Garrincha, s/n, Centro. Referência: Próximo a Igreja Católica e ao lado do Cartório de Registro Civis. CEP:48750-000.