Agende seu atendimento

Posso me arrepender de uma compra?

Por Isa Menezes* – www.pz.adv.br

Todo consumidor, em algum momento, já se arrependeu de uma compra e pensou em trocar ou devolver o produto. Mas será que o Direito do Consumidor permite esse arrependimento?

Inicialmente, é necessário entender que existe uma diferença na devolução e troca do produto nas compras feitas pela internet e nas compras feitas em lojas físicas.

É possível a devolução ou troca de produto feito pela internet?

Nas compras realizadas pela internet ou telefone, o Código do Consumidor dá ao consumidor o direito de arrependimento, ou seja, o direito de desistir da compra e ter o valor pago restituído, sem que precise justificar o motivo.

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial. Existe um Projeto de Lei (281/12) que prevê a ampliação do prazo de arrependimento para 14 dias, ainda sem previsão de votação.

Importante ressaltar também que o consumidor não pode ter nenhum custo com a troca ou devolução do produto, sendo, então, do lojista a responsabilidade de arcar com os custos do frete.

O direito de arrependimento é aplicado nas compras em lojas físicas?

O direito de arrependimento não pode ser aplicado em compras realizadas dentro do estabelecimento comercial, ou seja, em lojas físicas. Isso porque, o Código do consumidor entende que nesses casos o consumidor teve contato com o produto, podendo analisá-lo, além de refletir antes de efetuar a compra.

As exceções são quando a loja, por mera liberalidade, permite a devolução ou quando o produto possui defeito sem possibilidade de reparo. No último caso, o consumidor pode requerer a devolução do produto com a restituição do valor pago, no prazo de 30 dias, quando o produto for não durável ou no prazo de 90 dias, quando o produto for durável.

Portanto, não vacile! Agora, você já sabe algumas diferenças entre compras realizadas pela internet e de forma presencial.


Isa B. Menezes é advogada do Núcleo Cível e Consumidor do Parish & Zenandro Advogados, escritório especializado em Direito Previdenciário, Cível e Trabalhista, com sedes nas cidades baianas de Salvador, Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Camaçari, Santaluz, Queimadas, Retirolândia e Livramento de Nossa Senhora. Possui pós-graduação em Direito Imobiliário e Direito Público,  e atua ativamente na advocacia cível/consumidor há 12 anos.

NOSSOS ESCRITÓRIOS

  • Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Empresarial Orlando Gomes, 13º andar Caminho das Árvores | Salvador/BA • CEP 41820 774
  • Rua Barão do Rio Branco, n 882, Centro Médico Augusto Freitas, sala 601 – 6º andar. Centro, Feira de Santana CEP 44001-535
  • Rua Santa Bernadete, n 18, Ed. Empresarial Empório, sala 16. Centro (ao lado do Colégio Polivalente), Camaçari CEP 42800-035
  • Avenida Nilton Oliveira Santos, n 122, 1º andar – Centro (em cima da Caixa Econômica e em frente ao INSS), Santaluz CEP: 48.880-000
  • Av. Dr. Nelson Leal, n 170, 1ª andar. Centro (em frente ao INSS), Livramento de Nossa Senhora – CEP 46140-000
  • Prefeitura Avançada da Orla, Box 08, Estrada do Coco, Abrantes, Camaçari/BA
  • Rua Dr. Alfredo, n 88, Centro, Conceição da Feira. (Ao lado dos Correios e da loja de Nil Bazar). CEP: 44320-000.
  • Praça Barão do Rio Branco, n 67, Loja 5. (na Galeria da Caixa Econômica Federal), Queimadas CEP: 48.860-000
  • Praça JJ Seabra, n 11, 1º andar, Sala 03, Centro, (Em cima da Distak Móveis e em frente ao mercado Lider), São Gonçalo CEP 44330-000.
  • Rua Mané Garrincha, s/n, Centro. Referência: Próximo a Igreja Católica e ao lado do Cartório de Registro Civis. CEP:48750-000.