Agende seu atendimento

Previdência privada ou INSS, qual a melhor?

Por Rodrigo Maciel

Inicialmente, vamos elucidar o que é regime de previdência. A previdência brasileira compreende os regimes básicos (obrigatórios) e os regimes complementares (facultativos). Os regimes básicos são o regime geral, mais conhecido como INSS, e os regimes próprios, a estes estão vinculados a maioria dos servidores públicos efetivos.

De outro lado, existem os regimes complementares públicos ou privados – fechado – e que são facultativos. Os regimes complementares públicos são aqueles decorrem de vínculo público, como por exemplo, os empregados do Banco do Brasil (PREVI) e Petrobrás (PETROS). Já os privados são aqueles que não decorrem de um vínculo público, contudo, em ambos os casos os contribuintes subsistem a partir de um vínculo de emprego. Além desses, existem os regimes complementares abertos que são de também de caráter facultativo e natureza privada, mas permitem a participação de qualquer pessoa, mediante aquisição de um plano de capitalização vendido por uma instituição financeira ou bancos.

Feitas tais esclarecimentos, nessas linhas buscar-se-á apresentar algumas particularidades e vantagens do regime geral e dos planos de regime complementar aberto.

 

Foto: Divulgação

Como se observar ambos os regimes tem suas vantagens e desvantagens, todavia não são excludentes.

De outro lado, entende-se, que a melhor estratégia para o planejamento financeiro/previdenciário deve seguir o caminho de “frente para trás”, ou seja, considerando a necessidade que cada contribuinte projeta para seu futuro e a partir disso montar seu plano, considerando a renda gerada a partir das contribuições ao RGPS/INSS (obrigatória) e complementando com a previdência privada, ou ainda, se for o caso, outros investimentos que possam promover melhores e adequados retornos a cada segurado.

Em suma, os regimes coexistem e deve ser analisados e contratados considerando a situação específica de cada cidadão.

Fique atento e sempre busque ajuda especializada de um advogado!

 


*Rodrigo Maciel é advogado e sócio do Parish & Zenandro Advogados, escritório especializado em Direito Previdenciário, Cível e Trabalhista, com sedes nas cidades baianas de Salvador, Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Abrantes, Camaçari, Santaluz, Queimadas, Retirolândia e Livramento de Nossa Senhora. Coordena o Núcleo de Consultoria, Planejamento Previdenciário e Cálculos do PZ Advogados. Além disso, é administrador de empresas e foi servidor do INSS por quase 15 anos, onde também atuou como gerente da Agência Especializada em Demandas Judiciais do INSS/APSDJ.

Contato (e-mail): contato@pz.adv.br

NOSSOS ESCRITÓRIOS

  • Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Empresarial Orlando Gomes, 13º andar Caminho das Árvores | Salvador/BA • CEP 41820 774
  • Rua Barão do Rio Branco, n 882, Centro Médico Augusto Freitas, sala 601 – 6º andar. Centro, Feira de Santana CEP 44001-535
  • Rua Santa Bernadete, n 18, Ed. Empresarial Empório, sala 16. Centro (ao lado do Colégio Polivalente), Camaçari CEP 42800-035
  • Avenida Nilton Oliveira Santos, n 122, 1º andar – Centro (em cima da Caixa Econômica e em frente ao INSS), Santaluz CEP: 48.880-000
  • Av. Dr. Nelson Leal, n 170, 1ª andar. Centro (em frente ao INSS), Livramento de Nossa Senhora – CEP 46140-000
  • Prefeitura Avançada da Orla, Box 08, Estrado do Coco, Abrantes, Camaçari/BA
  • Rua Dr. Alfredo, n 88, Centro, Conceição da Feira. (Ao lado dos Correios e da loja de Nil Bazar). CEP: 44320-000.
  • Praça Barão do Rio Branco, n 67, Loja 5. (na Galeria da Caixa Econômica Federal), Queimadas CEP: 48.860-000
  • Praça JJ Seabra, n 11, 1º andar, Sala 03, Centro, (Em cima da Distak Móveis e em frente ao mercado Lider), São Gonçalo CEP 44330-000.
  • Rua Mané Garrincha, s/n, Centro. Referência: Próximo a Igreja Católica e ao lado do Cartório de Registro Civis. CEP:48750-000.