20 de Junho: Dia da Advocacia Trabalhista – Por Victor Guimarães*
A profissão da Advocacia Trabalhista nos permite realizar a função social que desempenhamos e, através do nosso labor, sermos capazes de lutar e garantir a proteção dos direitos aos trabalhadores e a defesa de suas reivindicações perante o empregador.
Então, a comemoração do Dia da Advocacia Trabalhista é um ato de resistência frente aos diversos ataques sofridos pela Justiça do Trabalho diuturnamente, além de enfatizar a importância enquanto profissão para a sociedade.
Visto que, o trabalho é um pilar na vida cotidiana de cada cidadão, não apenas como forma de garantir a própria subsistência e de sua família, mas como meio de promover a dignidade e o propósito na vida de cada indivíduo, capaz de permitir a realização pessoal e profissional. Nesse sentido, resta evidente a importância irrenunciável e inegociável pela luta e a garantia de um ambiente laboral saudável e com o cumprimento dos direitos previstos na legislação e nos acordos individuais e coletivos.
Qual o papel da Advocacia Trabalhista?
A priori, o Direito do Trabalho, objeto da nossa advocacia, é um conjunto de normas e princípios que regulam as relações entre empregador e empregado e visam garantir o bem-estar e a proteção dos trabalhadores. Logo, é fundamental garantir a equidade e a justiça nas relações trabalhistas, bem como para promover uma relação harmoniosa entre empregador e trabalhador.
Desse modo, nossa atividade diária engloba sanar dúvidas dos trabalhadores e a defesa de direitos trabalhistas no âmbito judicial. Assim, o advogado trabalhista atua na prevenção e solução de conflitos, garantindo ao trabalhador o cumprimento de seus direitos, contribuindo para uma sociedade mais justa.
No Parish e Zenandro Advogados, temos a oportunidade do contato diário e direto com cada cliente e cada demanda, estamos presentes para ouvir as dores e dúvidas de cada relação trabalhista. Estamos presentes em cada momento processual com nossos clientes.
Nosso compromisso é acolher, perceber os anseios, entender a dor e as preocupações de cada um, entender a realidade e promover a luta incansável pelo resultado favorável em cada demanda ajuizada.
Ser advogado trabalhista é uma busca diária para fazer a diferença na vida de cada cliente, é dar segurança e buscar, da melhor forma, orientar, desde o primeiro contato do cliente, até a finalização do processo.
Gostou desse texto? Leia mais em www.pz.adv.br e siga o PZ nas redes sociais para ficar por dentro das novidades! @pzadv
*Victor Guimarães é advogado trabalhista e sócio do Parish & Zenandro Advogados. É pós graduado em Direito Processual Civil, pela Faculdade Baiana de Direito, membro e ex-conselheiro da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual do Trabalho, Direito do Trabalho e Direito Material e Processual Civil.