Agende seu atendimento
aposentadorias

Aposentadoria veio abaixo do esperado: que fazer?

Aposentadoria veio abaixo do esperado: que fazer? – * Por Rodrigo Maciel

Inicialmente, importante registrar que todo beneficiário do INSS tem direito a REVISAR seu benefício quando não concorda com o valor que fora deferido pela autarquia previdenciária.

A revisão significa promover novo exame de documentos, provas, aplicação da melhor interpretação legal e até a apresentação de documentação complementar, visando aumentar a renda do benefício no INSS.

Esse procedimento revisional, por sua vez, pode ser requerido tanto na via administrativa (via meuinss/agência), quanto pela via judicial, conforme determina o artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal, vejamos:

“a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”

 O pedido em face do INSS poderá ocorrer para todos os benefícios previdenciários, sejam aposentadorias, auxílios, pensões etc. Mas, para facilitar no que diz respeito às aposentadorias, é importante o segurado se fazer algumas perguntas básicas, que podem direcioná-lo ao profissional da advocacia, para que uma análise mais apurada do seu direito de revisão possa ser feita. Acompanhe:

  • Qual o prazo para pedir revisão de benefício?

Como vimos nas perguntas acima, o prazo, via de regra, é de até 10 anos, contados a partir do primeiro pagamento do benefício (aposentadorias, auxílios, pensões etc), todavia o beneficiário receberá, sendo reconhecido o direito à revisão, as diferenças retroativas dos últimos por 05 anos.

Vale salientar, ainda, que algumas revisões não têm prazo, como, por exemplo, as revisões de reajustamento de renda, como a REVISÃO DO TETO – EC Nº 20/98 e EC Nº 41/03. Além destas, aquelas que decorrem do reconhecimento de períodos e remunerações pela Justiça do Trabalho, já que a contagem dos 10 anos iniciar-se-á a partir do final da ação trabalhista, ou seja, o período poderá ser bem superior aos 10 anos.

Além disso, como dissemos no artigo anterior (“Não saquei minha aposentadoria e o valor voltou para INSS: E agora?”), caso a diferença seja muito discrepante, a análise revisional deve ser feita antes do primeiro saque do benefício.

  • Qual o risco de uma revisão de benefício?

Há possibilidade do INSS entender que o benefício fora concedido de forma equivocada reduzindo desse modo o seu valor, pelo que se torna fundamental uma análise prévia do seu direito revisional do segurado, seja ele com base em revisões de fato ou direito. Além disso, é essencial à revisão, os cálculos, para precisar o efetivo ganho com o pleito e, a partir daí, subsidiar a decisão sobre o caminho mais seguro e vantajoso a seguir.

  • As revisões podem gerar ganhos elevados com RETROATIVOS para os beneficiários?

Sim, a depender do caso concreto, algumas revisões podem gerar valores com diferenças retroativas na casa das centenas de milhares de reais.

 

Fique atento e sempre busque ajuda especializada de um advogado, para que este possa analisar seu melhor direito revisional. 

descrição profissional do autor do texto: "aposentadorias"

Clique aqui para ficar por dentro dos seus direitos! 

NOSSOS ESCRITÓRIOS

  • Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Empresarial Orlando Gomes, 13º andar Caminho das Árvores | Salvador/BA • CEP 41820 774
  • Rua Barão do Rio Branco, n 882, Centro Médico Augusto Freitas, sala 601 – 6º andar. Centro, Feira de Santana CEP 44001-535
  • Rua Santa Bernadete, n 18, Ed. Empresarial Empório, sala 16. Centro (ao lado do Colégio Polivalente), Camaçari CEP 42800-035
  • Avenida Nilton Oliveira Santos, n 122, 1º andar – Centro (em cima da Caixa Econômica e em frente ao INSS), Santaluz CEP: 48.880-000
  • Av. Dr. Nelson Leal, n 170, 1ª andar. Centro (em frente ao INSS), Livramento de Nossa Senhora – CEP 46140-000
  • Prefeitura Avançada da Orla, Box 08, Estrada do Coco, Abrantes, Camaçari/BA
  • Rua Dr. Alfredo, n 88, Centro, Conceição da Feira. (Ao lado dos Correios e da loja de Nil Bazar). CEP: 44320-000.
  • Praça Barão do Rio Branco, n 67, Loja 5. (na Galeria da Caixa Econômica Federal), Queimadas CEP: 48.860-000
  • Praça JJ Seabra, n 11, 1º andar, Sala 03, Centro, (Em cima da Distak Móveis e em frente ao mercado Lider), São Gonçalo CEP 44330-000.
  • Rua Mané Garrincha, s/n, Centro. Referência: Próximo a Igreja Católica e ao lado do Cartório de Registro Civis. CEP:48750-000.