Agende seu atendimento

Perco o plano de saúde se me aposentar?

Por Samantha Nascimento*

O benefício do plano de saúde pago pela empresa ao empregado com carteira assinada é um tema que gera muitas dúvidas na hora de se aposentar por tempo de contribuição.

Nesse contexto, a Lei dos Planos de Saúde, de 1998, em regra, garante a manutenção dos planos de saúde da empresa aos aposentados por idade, uma vez que o intuito da lei é proteger a pessoa idosa, já que na maioria das situações, esta tem dificuldade de contratar um novo plano.

Desta forma, é necessário observar alguns requisitos prévios para a manutenção do aposentado no plano de saúde da empresa, de modo que, para a garantia do direito de permanência no plano, o aposentado precisa ter contribuído para o custeio do plano de saúde através de uma mensalidade enquanto seu contrato de trabalho estava ativo durante o prazo mínimo de dez anos.

A manutenção do plano de saúde ocorre em todas as hipóteses?

Nos casos em que o plano coletivo for custeado exclusivamente pelo empregador, não há o direito de manutenção do plano de saúde ao ex-empregado aposentado, com exceção aos contratos que possuem disposição contrária expressa, acordo ou convenção coletiva de trabalho.

De que forma eu posso perder o direito ao plano de saúde?

Existem algumas possibilidades de extinção do direito assegurado pela referida lei, como a admissão do aposentado em novo emprego, pelo decurso dos prazos previstos pela Resolução na ANS, assim como pelo cancelamento do plano privado de assistência à saúde pelo empregador, de modo que, este último caso, a operadora deverá ofertar ao aposentado, planos individuais de saúde.

A Lei 9.656/1998, em seus artigos 30 e 31, e os normativos editados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regulamentam o direito de permanência do plano de saúde, todavia, podem surgir situações excepcionais e demais dúvidas na aplicação de tais instrumentos. Nestes casos, procure um advogado de sua confiança.

 


*Samantha Nascimento é advogada pela UFBA, bacharela em Humanidades com ênfase em estudos jurídicos pela UFBA. Advogada associada do Parish & Zenandro Advogados, atuante no Núcleo Jurídico Trabalhista. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho.

Whatsapp: (71) 3012-7766

@pzadv

NOSSOS ESCRITÓRIOS

  • Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Empresarial Orlando Gomes, 13º andar Caminho das Árvores | Salvador/BA • CEP 41820 774
  • Rua Barão do Rio Branco, n 882, Centro Médico Augusto Freitas, sala 601 – 6º andar. Centro, Feira de Santana CEP 44001-535
  • Rua Santa Bernadete, n 18, Ed. Empresarial Empório, sala 16. Centro (ao lado do Colégio Polivalente), Camaçari CEP 42800-035
  • Avenida Nilton Oliveira Santos, n 122, 1º andar – Centro (em cima da Caixa Econômica e em frente ao INSS), Santaluz CEP: 48.880-000
  • Av. Dr. Nelson Leal, n 170, 1ª andar. Centro (em frente ao INSS), Livramento de Nossa Senhora – CEP 46140-000
  • Prefeitura Avançada da Orla, Box 08, Estrado do Coco, Abrantes, Camaçari/BA
  • Rua Dr. Alfredo, n 88, Centro, Conceição da Feira. (Ao lado dos Correios e da loja de Nil Bazar). CEP: 44320-000.
  • Praça Barão do Rio Branco, n 67, Loja 5. (na Galeria da Caixa Econômica Federal), Queimadas CEP: 48.860-000
  • Praça JJ Seabra, n 11, 1º andar, Sala 03, Centro, (Em cima da Distak Móveis e em frente ao mercado Lider), São Gonçalo CEP 44330-000.
  • Rua Mané Garrincha, s/n, Centro. Referência: Próximo a Igreja Católica e ao lado do Cartório de Registro Civis. CEP:48750-000.