Agende seu atendimento

Por que os homens se aposentam mais tarde que as mulheres?

*Por Rodrigo Maciel – www.pz.adv.br

Inicialmente, a Constituição Federal, em seu artigo , inciso I, determina que:

 “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”.

Trata-se de um dos preceitos fundamentais quanto à ideia de igualdade, e como disse o saudoso advogado soteropolitano Ruy Barbosa:

“A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam.”

Em verdade, o que se depreende do ordenamento jurídico previdenciário é a definição de critérios diversos à mulher sejam eles etários ou de tempo de contribuição, fundada no espectro de reparação histórica quanto à realidade fática enfrentada pelas brasileiras.

Inúmeros fatores impõem dificuldades ao mercado de trabalho da mulher, seja ele público ou privado, e sendo estas relacionadas ao preconceito estrutural, uma vez que o mercado tradicionalmente privilegia a contratação de homens e, também, da inegável dupla jornada de trabalho,  que é uma realidade nos lares do país, certamente, instituindo dispêndio de energia maior pela mulher.

Nesse tom, o renomado Professor Dirley da Cunha Júnior assevera que a Carta Cidadã adotou um conceito dinâmico e multifuncional de igualdade, trazendo, também, o conceito de “discriminação positiva”, no sentido de que cabe ao Estado Brasileiro, em determinadas situações, agir para amenizar desigualdades sociais.

  • E na Previdência Social?

Constata-se que mesmo com Reforma Previdenciária ocorrida em 13/11/2019, manteve-se a proteção à mulher considerando suas peculiaridades, e registrando ao homem maior tempo de contribuição e idade para se aposentar. Por exemplo, atualmente, a aposentadoria por idade do homem só poderá ser pleiteada aos 65 anos, e já a da mulher, aos 62 anos, ressaltando, nesse último registro que antes da mencionada reforma, a idade para aposentadoria era de 60 anos.

Nesse mesmo sentido, considera o tempo de contribuição mínimo necessário para concessão e cálculos das aposentadorias perante o INSS, 15 anos, se mulher, e 20 anos, se homem.

Do mesmo modo, é deferido às mulheres o salário maternidade, com vistas a proteger estas durante o afastamento de suas atividades para o processo de adaptação após o nascimento do filho, sem prejuízo financeiro. É oportuno dizer que este benefício é devido ao adotante do sexo masculino, para adoção ou guarda para fins de adoção, bem assim  quando a mãe se ausenta do seu dever familiar ou abandona a criança.

Vale ressaltar que a definição desses critérios de idade e tempo de contribuição tanto para o homem quanto para mulher visam garantir o mínimo de equilíbrio atuarial e financeiro do sistema previdenciário, possibilitando sua subsistência equilibrada.

  • E a saúde do homem?

Aspecto social que vem sendo levantado na última década é qualidade de saúde do homem, tendo como alguns dos seus principais danos: a ausência de acompanhamento preventivo, o agravo de morbidades pelo retardamento no tratamento médico, a cultura e hábitos prejudiciais, como alcoolismo e tabagismo. Tais situações vêm fomentando exaltadas discussões sobre a necessidade de aumentar a proteção social do homem e seu acesso a programas públicos de saúde (SUS), valendo salientar, que, atualmente (2022), a expectativa de vida média do brasileiro era de 73,6 anos e da brasileira de 80,5 anos.

Assim, constata-se que ao direito previdenciário se aplica o princípio da igualdade e é dinâmico, levando em conta as diferenças de cada integrante social, bem assim as mudanças na sociedade como um todo, buscando sempre o equilíbrio e justiça na proteção social brasileira.

Fique atento e sempre busque ajuda especializada de um advogado!

Siga o PZ aqui para mais dicas do mundo previdenciário!

*Rodrigo Maciel é advogado e sócio do Parish & Zenandro Advogados, escritório especializado em Direito Previdenciário, Cível e Trabalhista, com sedes nas cidades baianas de Salvador, Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Abrantes, Camaçari, Santaluz, Queimadas, Retirolândia e Livramento de Nossa Senhora, bem assim com atendimento on line em todo o país. Coordena o Núcleo de Consultoria, Planejamento Previdenciário e Cálculos do PZ Advogados. Membro da Comissão de Direito Tributário-OAB/BA. Especialista em Direito Previdenciário e professor em diversos cursos para Concursos e de Graduação. Além disso, é administrador de empresas e foi servidor do INSS por quase 15 anos, onde também atuou como gerente da Agência Especializada em Demandas Judiciais do INSS/APSDJ. Acesse https://pz.adv.br/

NOSSOS ESCRITÓRIOS

  • Rua Frederico Simões, nº 153 - Edifício Orlando Gomes Empresarial, 13º andar, Caminho das Árvores - Salvador - BA | CEP: 41.820-774
  • Rua Barão do Rio Branco, nº 882 - Centro Médico Empresarial Augusto Freitas, 6º andar (Sala 601), Centro, Feira de Santana - BA | CEP: 44.001-535
  • Rua Santa Bernadete, nº 18 - Edifício Empresarial Empório 18, Sala 16 (ao lado do Polivalente), Centro, Camaçari - BA | CEP: 42.800-035
  • Avenida Nilton Oliveira Santos, nº 122 - Em cima da Caixa Econômica, 1º andar (em frente ao INSS), Centro, Santaluz - BA | CEP: 48.880-000
  • Av. Dr. Nelson Leal, nº 170 - Em frente ao INSS (1ª andar), Centro, Livramento de Nossa Senhora - BA | CEP: 46140-000
  • Avenida Tiradentes, nº 170 - Ao lado da Igreja Universal, próximo ao Rilze Supermercado, Vila de Abrantes | Camaçari - BA
  • Rua Alfredo Mascarenhas, nº 88 - Ao lado dos Correios e da loja Nil Bazar & Variedades, Centro, Conceição da Feira - BA | CEP: 44320-000
  • Praça Barão do Rio Branco, nº 67 - Shopping Center Queimadas, Loja 05 (Galeria da Caixa Econômica), Centro, Queimadas - BA | CEP: 48.860-000
  • Praça JJ Seabra, nº 11 - Empresarial Roque Gavaza, 1° andar (Sala 01) - Em frente ao Líder, Centro, São Gonçalo dos Campos - BA | CEP: 44330-000
  • Rua Mané Garrincha, s/n - Próximo a Paróquia Santo Antônio de Pádua e a Praça 27 de Julho, Centro, Retirolândia - BA | CEP: 48750-000