Agende seu atendimento

Posso ser despedido perto de me aposentar?

Por Victor Guimarães*

Em regra, não existe nenhuma previsão legal que impeça o trabalhador de ser despedido perto da sua aposentadoria, no entanto, há exceções, haja vista que muitas vezes é um direito obtido através dos sindicatos nas normas coletivas de cada categoria.

A estabilidade pré-aposentadoria se refere a uma garantia ao empregado de não ser dispensado em período próximo a preencher os requisitos essenciais para obtenção da aposentadoria.

O objetivo é justamente evitar dispensas arbitrárias perto do período de se aposentar, o que pode acarretar na dificuldade em ser realocado no mercado de trabalho.

De forma geral, essa estabilidade costuma durar de 12 a 24 meses que antecedem o preenchimento dos requisitos para se aposentar, porém, isso varia de acordo com a convenção ou acordo coletivo.

Assim que atingir o período para se aposentar, no entanto, o trabalhador irá perder essa estabilidade, ainda que não tenha dado entrada no pedido do benefício junto ao INSS.

Entretanto, essa não é uma obrigação, haja vista que o trabalhador pode continuar trabalhando, se for do interesse do empregado e do empregador, mesmo após ter obtido a sua aposentadoria.

Quais categorias possuem o direito à estabilidade pré-aposentadoria?

Diversas categorias possuem o direito à estabilidade pré-aposentadoria, dentre os principais, citamos:

Bancários; Comerciários; Farmacêuticos; Jornalistas; Metalúrgicos; Professores; Propagandistas; Químicos; Trabalhadores da indústria do vestuário, da construção e de material plástico; Vendedores.

Ainda que a sua categoria de trabalho não esteja nessa lista, isso não quer dizer necessariamente que não tem o direito à estabilidade. Nossa sugestão é consultar a sua categoria de sindicato para tirar essa dúvida.

 Fui despedido prestes a me aposentar. O que posso fazer?  

Se você foi despedido e estava no período de estabilidade, verifique se existe essa cláusula no acordo coletivo ou na convenção coletiva do seu sindicato. Se existir, então é necessário procurar ajuda profissional para defesa dos seus direitos.

No caso de a demissão ter sido sem justa causa, dentro do período de estabilidade, então o trabalhador deve ser reintegrado ao emprego.

Além disso, a empresa ainda pode ter que pagar uma indenização por dano moral e material, que se refere ao período em que ficou afastado.

Caso tenha recebido a demissão por justa causa, se a aplicação foi justa, mesmo que dentro do período de estabilidade, não há o que fazer.

Caso necessário, o trabalhador deve verificar com o sindicato profissional e procurar um advogado da sua confiança.

 


*Victor Oliveira Guimarães é advogado e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade Baiana de Direito. Advogado associado do Parish & Zenandro Advogados, atuante no Núcleo Jurídico Trabalhista. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho. Whatsapp: (71) 3012-7766 www.pz.av.br

 

 

NOSSOS ESCRITÓRIOS

  • Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Empresarial Orlando Gomes, 13º andar Caminho das Árvores | Salvador/BA • CEP 41820 774
  • Rua Barão do Rio Branco, n 882, Centro Médico Augusto Freitas, sala 601 – 6º andar. Centro, Feira de Santana CEP 44001-535
  • Rua Santa Bernadete, n 18, Ed. Empresarial Empório, sala 16. Centro (ao lado do Colégio Polivalente), Camaçari CEP 42800-035
  • Avenida Nilton Oliveira Santos, n 122, 1º andar – Centro (em cima da Caixa Econômica e em frente ao INSS), Santaluz CEP: 48.880-000
  • Av. Dr. Nelson Leal, n 170, 1ª andar. Centro (em frente ao INSS), Livramento de Nossa Senhora – CEP 46140-000
  • Prefeitura Avançada da Orla, Box 08, Estrado do Coco, Abrantes, Camaçari/BA
  • Rua Dr. Alfredo, n 88, Centro, Conceição da Feira. (Ao lado dos Correios e da loja de Nil Bazar). CEP: 44320-000.
  • Praça Barão do Rio Branco, n 67, Loja 5. (na Galeria da Caixa Econômica Federal), Queimadas CEP: 48.860-000
  • Praça JJ Seabra, n 11, 1º andar, Sala 03, Centro, (Em cima da Distak Móveis e em frente ao mercado Lider), São Gonçalo CEP 44330-000.
  • Rua Mané Garrincha, s/n, Centro. Referência: Próximo a Igreja Católica e ao lado do Cartório de Registro Civis. CEP:48750-000.